Desde que me recordo de mim, sempre fui uma curiosa sobre o Ser Humano, no seu modo de ser e de sentir. Desde muito cedo me questionei sobre as emoções, os comportamentos, os pensamentos, a saúde, a alimentação… Passei boa parte da adolescência na natureza com os meus cadernos e escritos. Ainda hoje guardo com carinho, todos os meus cadernos e livrinhos, com inúmeras reflexões e filosofias sobre os mais variados temas.
O meu mergulho interior passou a ser mais profundo e com maior dedicação em 2001, com o estudo e integração de inúmeras vertentes do autoconhecimento e desenvolvimento pessoal.
Nesta altura desempenhava ainda a minha antiga profissão, a de Gestora de Clientes – que exerci desde muito jovem e por 14 anos, em duas grandes Instituições Bancárias de renome em Portugal. Durante este período, fui sempre tentando “me nutrir” fora da profissão, buscando ser mais e melhor, participando em inúmeros workshops, formações, retiros e eventos no âmbito do Autoconhecimento e do Desenvolvimento Pessoal.
Em 2003, após alguns anos de sofrimento com problemas lombares, aceitei a sugestão da Medicina Convencional e fui operada a uma hérnia discal. Desconhecia ainda nessa altura, tudo o que sei hoje sobre este tema. Era muito jovem e desportista e apenas queria retomar os meus treinos. No entanto, após a operação tive dores mais intensas do que antes da própria intervenção cirúrgica e nem a típica medicação convencional aliviava. Foi assim que iniciei a minha busca, conhecimento e experiência por várias abordagens alternativas e pelas Terapias Não Convencionais.
Entretanto, em 2006 deparei-me com um momento crítico na minha vida. A pressão, stress e também a insatisfação do meu dia-a-dia, maioritariamente associado à profissão, levou-me a um estado de depressão. Levei muito tempo a assumir e aceitar este estado, pois quem me conhece bem, sabe a tamanha chama de energia viva que me conduz na vida. No entanto, foi exactamente este estado que me levou a colocar tudo em causa e como costumo dizer “a dúvida é o princípio do conhecimento”. E hoje digo: “abençoada depressão”.
A recuperação deste estado envolveu recolhimento, terapia e também o mergulhar em inúmeros desafios e sonhos que evitava ou adiava por medo, tal como cantar e dar concertos ou fazer um curso de mergulho. Senti que o momento crucial foi, durante o estado mais crítico, participar num retiro de 7 dias num local maravilhoso, onde fui acompanhada e tratada com Medicina Chinesa e aqui começou o meu fascínio por esta medicina milenar. De regresso às minhas rotinas, mudei a alimentação e várias coisas na minha vida. Reencontrei-me e novamente voltei à minha caminhada e “mergulhos interiores”, integrando nesta altura uma formação complementar de Psicoterapia. Foi durante esta formação que ganhei a consciência do meu propósito e de que todo o conhecimento que tinha vindo a adquirir nestas áreas até então, afinal não era só para mim, mas deveria sim, ser partilhado.
Abracei assim um dos maiores desafios da minha vida: o tão exigente, profundo e intenso curso de 5 anos de Medicina Tradicional Chinesa, em regime pós-laboral, com estágio clínico ao fim-de-semana, iniciando ainda enquanto Gestora de Clientes na Banca.
Despedi-me das Instituições Bancárias no início de 2012 para finalmente me dedicar de alma e coração, à saúde e ao desenvolvimento pessoal. Desde 2001 que a minha experiência passou por Psicoterapia, Reiki, Curso de Clown, Método Louise Hay, e inúmeros outros workshops e eventos com foco no desenvolvimento humano. Mais tarde e já após a Especialização em Medicina Chinesa, acrescentei outras especializações de Patologias Mentais e Emocionais e também de Reumatologia na área (Medicina Chinesa) e outras ferramentas como Jogos Vivenciais, Dança Movimento Terapia, Coaching, PNL, Inteligência Emocional, Terapia Multidimensional, entre outros.
Durante todo este período, frequentei muitas sessões de terapia e participei em vários retiros terapêuticos, de várias e diferentes vertentes, desde o budismo a várias outras experiências de práticas energéticas e transformadoras. Considero fundamental ter realizado este percurso todo comigo mesma, antes de me focar em ajudar o outro.
Com o decorrer da experiência clínica e profissional, começou a ficar claro o tipo de Terapeuta eu queria ser e o que mais tinha eu para dar ao mundo. Criei assim em 2015 vários workshops e retiros, num modelo único, “muito meu”, onde integro um pouco de tudo o que tenho vindo a aprender e experienciar ao longo de toda a minha vida, pessoal e profissional.
Acredito que podemos ser, sentir e expressar, um pouco do grande Todo que somos, se soubermos como e quando o Ser.
Adoro cantar e dançar. Adoro escrever. Adoro comunicar! Adoro a natureza e adoro viajar. Adoro conhecer pessoas e trocarmos as nossas histórias. Sou muito criativa e adoro inventar. Sedenta de novos conhecimentos e experiências. Adoro ajudar o outro. Adoro ensinar. Adoro simplesmente poder fazer alguém sorrir num dia menos bom. Adoro rir e fazer rir. Adoro cumprimentar todas as pessoas onde quer que eu entre. Adoro tratar todas as pessoas pelo seu nome e olhá-las, observá-las, sorrir-lhes, agradecer-lhes. Adoro elogiar. Adoro pessoas.
Hoje, posso dizer que sou o que sou, em todas as áreas da minha vida. Vivo em integração no todo que sou. Sou tudo isto e muito mais. Na minha profissão, integro um bocadinho destes meus lados todos e sou uma abençoada por poder fazê-lo e sê-lo. Partilho, com quem por mim passa, tudo o que posso e consigo partilhar, para enriquecer e melhorar a vida dessas pessoas. E continuo a aprender. E quanto mais cuido do outro, mais me nutro. E quanto mais ensino, mais aprendo. E o tanto que de mim dou, em dobro recebo!