O que é a Medicina Tradicional Chinesa e como funciona? A Medicina Tradicional Chinesa (MTC) é uma Medicina Natural com diferentes métodos terapêuticos que surgiu na China há milhares de anos. Baseada numa experiência milenar, a Medicina Tradicional Chinesa procura restabelecer o equilíbrio energético, fisiológico e emocional do Ser Humano, através da observação do Corpo Humano como um todo: corpo-mente-espírito. Para tal, numa consulta de MTC, é recolhido o histórico clínico e pessoal do paciente, com observação da língua e pulsos, interrogatório alargado sobre as queixas e hábitos de vida, de forma a identificar as síndromes de desequilíbrio que se manifestam sobre a forma de sinais e sintomas. Assim, o Terapeuta pode estabelecer o Diagnóstico bem como o Princípio Terapêutico, escolhendo o Método Terapêutico a utilizar, em cada caso. Cada caso, é um caso individual e a MTC procura ainda tratar a origem e raiz do problema, para além da queixa ou sintoma apresentado. Para além da sua eficácia no tratamento de inúmeras Patologias, a Medicina Tradicional Chinesa é também uma Medicina de Prevenção e Promoção de Saúde e Bem-Estar.
A Medicina Tradicional Chinesa é uma terapia alternativa? Não. De acordo com a legislação em vigor, a Medicina Tradicional Chinesa é descrita como sendo “a terapêutica que utiliza métodos de prevenção, diagnóstico, prescrição e tratamentos próprios, baseados nas teorias da medicina tradicional chinesa e nos seus métodos específicos, designadamente, na estimulação dos pontos de acupuntura e meridianos através de diferentes métodos terapêuticos, na prescrição de fórmulas fitoterapêuticas, aconselhamento alimentar e exercícios para promover e recuperar a saúde”. A Medicina Tradicional Chinesa é assim uma Medicina Não Convencional, de carácter Complementar e não Alternativo, devidamente enquadrada na legislação do nosso país, nas “Terapias Não Convencionais”.
Que tipo de formação precisa ter um Terapeuta de Medicina Tradicional Chinesa? O termo correcto é “Especialista de Medicina Tradicional Chinesa”, e para tal carece de formação adequada para que o profissional seja devidamente reconhecido e detentor de cédula profissional para o exercício da sua actividade e profissão. A legislação actual define 4 anos de formação, sendo que ainda não existe a decorrer o respectivo curso superior em Medicina Tradicional Chinesa em Portugal. (No meu caso, a minha formação foi de 5 anos, antes da respectiva entrada em vigor da legislação). Existem no mercado vários cursos de terapêuticas da Medicina Chinesa isoladas, os quais não dão competências ou formação adequada para o exercício profissional devidamente reconhecido e legislado no nosso país.
Qual a diferença entre a Medicina Convencional e a Medicina Tradicional Chinesa? Existem várias. Uma delas é que a Medicina Convencional tem o seu foco maioritariamente no sintoma, enquanto que a Medicina Tradicional Chinesa tem o seu foco na causa do sintoma. Outra diferença é a visão da Medicina Chinesa sobre o Ser Humano, que é observado como um Todo, compreendendo as diversas relações entre os aspectos psíquicos, mentais, emocionais, energéticos ou fisiológicos do Ser Humano. A abordagem da Medicina Chinesa é também natural e não invasiva - ao contrário da Medicina Convencional – que utiliza métodos terapêuticos próprios como sendo a acupuntura, massagem tuina, fitoterapia, dietética chinesa, entre outros. Por último, cabe ressalvar que a Medicina Tradicional Chinesa está orientada para a saúde e bem-estar, actuando também – e muito – ao nível preventivo, enquanto que a Medicina Convencional está orientada para a doença. Ambas são necessárias e complementares.
Quais os Métodos Terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa? Os diferentes Métodos Terapêuticos da MTC são a Acupuntura, a Massagem Tuina, a Fitoterapia, a Dietoterapia, Ventosaterapia, Moxabustão, Auriculoterapia e práticas de exercícios energéticos e terapêuticas como o Tai Chi e Chi Kung. Podem ainda ser utilizadas outras técnicas como o Guasha, Martelo de 7 pontas, Reflexologia, Vela Auditiva, entre outras.
O que é a Acupuntura e como funciona? A Acupuntura é a técnica de utilizar agulhas filiformes em pontos específicos no nosso corpo, reconhecidos há milhares de anos, de forma a aliviar e tratar diversos sintomas e doenças, bem como prevenir e promover a saúde e o bem-estar. Os pontos de acupuntura fazem parte do conceito de Meridianos na Medicina Tradicional Chinesa, que nos explica a existência de Meridianos, que se conectam com os nossos órgãos, sistemas, sentidos, emoções, e diferentes áreas do nosso corpo. Cada ponto tem assim uma função (ou várias funções e indicações) e diversas relações. A escolha adequada dos pontos a utilizar, é o que determina os bons resultados de um tratamento de Acupuntura.
Que tipo de formação é necessária para ser Acupuntor? Da mesma forma que a Medicina Chinesa requer a devida formação superior, a detenção de cédula profissional e encontra-se legislada no nosso país, assim é para a Acupuntura. Actualmente a formação é de 4 anos – sendo no meu caso, como já referido, tendo frequentado um curso de 5 anos, antes da legislação em vigor. Cursos de fins-de-semana, alguns meses ou mesmo opções que se verificam de ofertas estrangeiras online, não darão competências profissionais para ser Acupuntor e exercer a profissão.
A Acupuntura é a única técnica da Medicina Tradicional Chinesa? Não. Existem várias técnicas utilizadas pela Medicina Tradicional Chinesa, sendo de facto a Acupuntura a mais conhecida, a mais procurada e também a mais utilizada. Como já anteriormente referido, são as outras técnicas e métodos: a Massagem Terapêutica Tuina, a Fitoterapia, a Dietética Chinesa, a Moxabustão e o Qigong Terapêutico. São ainda utilizados outros métodos como a Ventosaterapia, a Auriculoterapia, a Reflexologia, o Guasha entre outras.
Ser Acupuntor ou Especialista de Medicina Chinesa é a mesma coisa? Não. O Especialista de Medicina Chinesa tem formação em Acupuntura e nas outras diversas técnicas e áreas inerentes à Medicina Chinesa, referidas anteriormente (Fitoterapia, Alimentação e Dietética Oriental, Moxabustão, Chi Kung Terapêutico, técnicas como Guasha, Ventosas, Martelo de 7 pontas, Reflexologia, Auriculoterapia, entre outras). O Acupuntor tem a sua formação focada maioritariamente na técnica da Acupuntura e não nas referidas áreas mencionadas anteriormente.
A Acupuntura Médica é a mesma que a Acupuntura da Medicina Tradicional Chinesa? Não. A Acupuntura Médica é um termo recente atribuído pelos Médicos, aos Profissionais de Medicina Ocidental, que praticam Acupuntura. Neste caso, normalmente a formação de Acupuntura é bastante reduzida e focada somente no sistema nervoso e músculo-esquelético, sendo por isso maioritariamente utilizada apenas em casos de dor. A Acupuntura como parte integrante da Medicina Tradicional Chinesa, contempla formação de longo prazo (4 a 5 anos como já foi referido), numa base teórica milenar da própria Medicina Chinesa, que estuda, observa e trata o Ser Humano como um Todo, sendo por isso capaz de aliviar e tratar inúmeros sintomas e patologias, de qualquer um dos nossos sistemas do corpo humano.
A Acupuntura é segura? Sim. É um processo natural e nenhuma substância é injectada no corpo. A inserção é apenas das agulhas filiformes, em pontos específicos do corpo. Existem pontos e áreas do corpo proibidos e que requerem cuidados na inserção e daqui resulta a importância de contactar um Terapeuta Certificado que tenha todo o conhecimento necessário para realizar a sessão e o tratamento. Todas as sensações que poderá sentir com a introdução das agulhas, ou que possam perdurar para além da consulta, serão explicadas pelo terapeuta, pelo que será esclarecido durante a sessão. As agulhas utilizadas são descartáveis e usadas uma única vez, sendo após o tratamento depositadas num contentor específico a fim de serem destruídas posteriormente.
A inserção das agulhas é dolorosa? Algumas pessoas podem sentir várias sensações no acto da inserção da agulha no seu corpo. Muitas vezes, a experiência sensitiva não é propriamente dor, mas sim sensações como calor, formigueiro, distensão, contracção, ou mesmo uma sensação semelhante a um choque eléctrico. Cabe ao Profissional fornecer a explicação prévia ao paciente, das possíveis sensações para que este esteja devidamente informado e seguro do que poderá sentir.
O que pode ser tratado através da Acupuntura? A Acupuntura é utilizada com muita eficácia no tratamento de várias doenças, incluindo distúrbios dolorosos, em doenças crónicas, e, mais recentemente, na área da estética, na redução de peso, no tabagismo e outras doenças aditivas. A Organização Mundial de Saúde (OMS) refere um número alargado de patologias onde a Acupunctura é aplicada com sucesso, tais como desordens dos Sistemas Respiratórios, Gastrointestinal, Auditivo e Ocular, Sistema Urinário e Reprodutor, Sistema Ósseo-Muscular e Sistema Nervoso. No entanto, da mesma forma que em outros tipos de tratamentos, há uma reduzida percentagem de indivíduos que não respondem bem à acupunctura.
Quantas sessões e tratamentos são necessários para alcançar resultados? A eficácia do tratamento depende de inúmeros factores, como por exemplo a antiguidade e gravidade dos sintomas ou da patologia em causa. Cada caso é um caso. De forma geral, logo na primeira sessão podem ser observadas melhorias. O número de sessões é avaliado consoante cada caso e respectiva resposta e evolução aos tratamentos. De referir ainda que a Medicina Chinesa e suas técnicas, são também utilizadas como manutenção regular, para promover a saúde e bem-estar, e não somente para tratar ou aliviar sintomas e doenças.
Quanto tempo demora cada consulta/sessão? O tratamento por Acupunctura em si, demora cerca de 30 minutos, sendo 20 minutos o tempo de retenção das agulhas no corpo. No entanto, numa consulta de MTC, podem ser utilizadas outros métodos terapêuticos tais como a Massagem Tuina, Ventosas, Moxabustão ou mesmo algum aconselhamento dietético, levando a que a sessão se prolongue, na maioria dos casos, por 60 minutos aproximadamente. De referir ainda que na primeira consulta o tempo pode chegar aos 90 minutos, dado que nesta 1ª sessão, o terapeuta elabora a sua história clínica e pessoal, e também uma breve história da sua família e doenças, analisa a leitura do pulso e o estado geral da língua, bem como elabora assim o diagnóstico em MTC e respectiva estratégia de tratamento. As consultas de seguimento têm uma duração aproximada de 60 minutos; são avaliados os efeitos do tratamento anterior, define-se o plano da sessão e realiza-se o tratamento. De referir ainda que, nas consultas com Ana Sofia Rodrigues, devido à sua formação e experiência, pode ser realizado um acompanhamento mais personalizado, incluindo técnicas variadas de Desenvolvimento Pessoal e Humano, de acordo com a necessidade de cada pessoa em particular.
Uma sessão de acupunctura envolve apenas a colocação de agulhas? Como referido anteriormente, numa sessão da Medicina Tradicional Chinesa combinam-se geralmente outras técnicas com a acupunctura; as técnicas mais utilizadas são a massagem terapêutica Tuina, a moxabustão, as ventosas, a auriculoterapia (o paciente sai da clínica com uns adesivos terapêuticos colocados no pavilhão auricular), o aconselhamento dietético e fitoterápico. No caso de Ana Sofia Rodrigues, envolve ainda a componente de gestão emocional e Desenvolvimento Pessoal e Humano. O tratamento é sempre individualizado e, consoante a condição de cada paciente, o terapeuta decidirá sobre as técnicas mais adequadas.
No que diz respeito à alimentação, qual a dieta seguida na Medicina Tradicional Chinesa? Não existem propriamente dietas definidas da Medicina Tradicional Chinesa. Esta Medicina estuda os alimentos e plantas, de forma única e singular, compreendo vários conceitos como o de temperatura, sabor, tropismo, acção terapêutica e outros. A classificação e estudo dos alimentos desta forma, permite adequar a melhor escolha a cada pessoa, mediante o seu caso em particular. Para uma pessoa, determinado alimento pode ser bom e benéfico, para outra, esse mesmo alimento pode ser prejudicial. Tudo depende do quadro clínico de cada um.
Como funcionam as consultas? A primeira consulta demora cerca de 1h30 e as seguintes, entre 1h a 1h30, consoante cada caso individual. Cada caso é um caso e é nesta base que são realizadas as consultas e sessões. Numa primeira abordagem será ouvida a queixa principal da pessoa, seguindo-se de recolha de outros sintomas eventualmente presentes, bem como histórico clínico e pessoal (inclui estilo de vida, alimentação, etc). Mediante a necessidade de cada caso, é traçado o respectivo tratamento que pode incluir várias técnicas e abordagens terapêuticas. As principais ferramentas de acção são os já referidos métodos terapêuticos da Medicina Tradicional Chinesa.
Que cuidados devo ter antes da consulta? Antes da consulta deve evitar: - Ingestão de grande quantidade de comida. - Ingestão de bebidas alcoólicas. - Estar em jejum ou há muito tempo sem comer. - Realização de esforços físicos.
O que poderei sentir durante o tratamento? No que se refere à acupunctura, onde a agulha é introduzida, pôde experimentar alguma das sensações descritas acima. Estas sensações são normais e consideradas como a “sensação de Qi” ou resposta do sistema nervoso ao estímulo realizado no respectivo ponto. Com a aplicação das outras técnicas da MTC como a moxabustão poderá sentir uma agradável sensação de calor ou um relaxamento ou ainda o alívio da tensão e rigidez muscular com a aplicação da massagem Tuina e/ou ventosas.
O que poderei sentir depois dos tratamentos? As sensações que poderá sentir variam de pessoa para pessoa. Poderá sentir alívio, descompressão, maior clareza mental, mais energia e vitalidade. Também poderá sentir algo semelhante ao agravamento dos sintomas naquilo que é chamado de “crise curativa”, sendo esta uma reacção do corpo ao tratamento, que pode perdurar até 2 a 3 dias após o tratamento mas que depois desaparece, melhorando o quadro geral. Nos casos de forte tensão muscular e aplicação de Massagem Tuina como tratamento, é comum esta reacção do corpo nas áreas trabalhadas.
É possível realizar consultas por vídeo chamada? Sim. Nestes casos, naturalmente não são realizadas as técnicas manuais e presenciais, como sendo a Acupuntura e Ventosas. No entanto, todo o restante aconselhamento - revisão e recomendações sobre a alimentação, prescrição de fitoterapia, análise e sugestões para melhoria de estilos de vida - estão todos incluídos e são passíveis de serem realizados mesmo à distância. Neste tipo de acompanhamento virtual, é comum Ana Sofia Rodrigues utilizar ainda as várias valências de que é munida, no âmbito do Autoconhecimento, Desenvolvimento Pessoal e Humano, Gestão e Inteligência Emocional, Terapias energéticas, exercícios e técnicas de PNL ou Coaching, entre outros.
A MTC e a Acupunctura podem ser usadas como uma terapêutica preventiva? Claro que sim. Fortalecer a nossa energia vital “Qi” aumenta a nossa imunidade, ajudando na prevenção da doença e na promoção da saúde e da vitalidade. Infelizmente, observa-se que muitas pessoas só procuram a Acupunctura e a Medicina Tradicional Chinesa como um "último recurso", quando os problemas de saúde já são graves e difíceis de tratar. Deve-se evitar cair neste erro. É preferível optar pela prevenção ou escutar o nosso corpo quando ele começa a dar sinais de desequilíbrio, por mais insignificantes que nos pareçam.
Não encontrou resposta à sua questão? Preencha o seguinte formulário e coloque a sua dúvida ou questão.