google-site-verification=zgtz6WcsBzShXupCx1sl47aU39ROe2jYweqdpvMY8Vo
Salada de Quinoa, Lentilhas, Abóbora e RomãFácil de fazer, este prato é rico em nutrientes, versátil, colorido e delicioso pela sua combinação de sabores. Aconselho a versão quente, acabada de fazer, no entanto, continua a ser deliciosa mesmo depois de esfriar.
|
Almôndegas de alheira vegetariana com Couve Flor gratinadaPara as Almôndegas:
Demolhar a soja granulada até obter o dobro de volume; Cozinhar a soja em lume brando com os temperos. Retirar película protectora da alheira; Retirar o louro. Misturar tudo, reforçar temperos e fazer bolinhas. Levar ao forno.
|
|
Separar em ramos pequenos a couve flor. Reservar.
Levar ao lume brando a bebida vegetal com sal, curcuma; juntar o requeijão e restantes temperos. Acrescentar o amido, mexer até engrossar. Distribuir num tabuleiro os ramos de couve flor, juntar o molho e o queijo ralado. Levar ao forno. |
Papas de aveiaO pequeno almoço é a refeição mais importante do nosso dia.
A minha preferência passa por legumes e frutas em sumos e batidos, mas com a chegada do outono e clima mais frio, vou alternando essas bebidas com uma deliciosas e cremosas papas de aveia. Eu adoro combinar as papas com diferentes frutas, mas as minhas preferidas são mesmo as de banana, mel, canela e raspas de chocolate preto. Acompanho sempre com frutos secos (neste caso nozes pecan, amêndoas e cajus). Cozo os flocos de aveia em bebida vegetal de arroz, côco ou aveia, com raspas de limão, um pau de canela e uma flor de anis, por cerca de 20 min. Vou mexendo bem e adicionando a bebida se for necessário. |
Frutos secos, Sementes e BagasEstes pequenos e simples alimentos devem constar na nossa alimentação diária. Riquíssimos em nutrientes como vitaminas, fibras e minerais, são uma excelente fonte de energia. Fáceis de transportar, são uma óptima opção para enriquecer o pequeno almoço, saladas e como um snack a meio da manhã ou tarde.
Nesta foto: o mix habitual que me acompanha diariamente: cajus, nozes pecan, amêndoas, avelãs, sementes de abóbora, sementes de girassol, sementes de sésamo e bagas goji.
|
Comidinha fácil, rápida, nutritiva, da época e claro, deliciosa 😋Por vezes chegamos a casa tarde e nem sempre apete cozinhar. No entanto, não é preciso muito tempo e grandes receitas para comer bem e saudável. Basta ter o frigorífico e a dispensa preparados para tal. Em 20 min preparei e cozinhei tudo, de forma simples e rápida.
|
Batido verdeJá lá vão muitos anos que os meus pequenos almoços são assim: coloridos, nutritivos, saudáveis e sobretudo, saborosos!
|
Ingredientes Batata doce cozida esmagada, Polvilho doce (mesma proporção de batata e polvilho), Azeite, Sal, "Queijo" vegan a gosto
|
PreparaçãoMisturar todos os ingredientes. Amassar e fazer bolinhas. Se preferir, colocar o queijo vegan no interior de cada bolinha que fizer. Levar num tabuleiro ao forno.
|
ApresentaçãoPara uma entrada ou snack, sozinhos ou acompanhados, recomendo comer ainda quetinhos.
|
CastanhasQuentes e boas, como se diz na gíria portuguesa!
O outono traz consigo alimentos maravilhosos e nutritivos como as castanhas. Alimento da época, a Castanha tem natureza quente e como tal é um dos alimentos indicados para a época de frio. Além de Tonificar o Yang (aquece e fornece energia), promove a circulação de sangue, e favorece o sistema digestivo - Baço, Pâncreas, Estômago) e também os Rins. Cozidas ou assadas, sozinhas ou acompanhadas, disfrute deste alimento nutritivo! Dica - para quem possa sofrer de inchaço e desconforto abdominal ou intestinal com a castanhas, acompanhe com um chá morno de erva doce ou funcho (além de saborosos, são digestivos e anti-flatulentos) |
Sumo vermelhoA importância de começar bem o nosso dia!
Sumos e batidos de fruta e legumes, são sem dúvida a minha preferência. Não lhes chamo Sumos Detox, como vulgarmente são agora conhecidos, pois para mim, fazem parte do meu rico e colorido pequeno almoço, há mais de 10 anos. Não deixam no entanto de ter benefícios de desintoxicar bem como de energizar. Vario sempre na fruta e nos legumes que utilizo. Este sumo é um dos meus preferidos! Leva beterraba, cenoura e maçã vermelha. Acrescento um pouco de sumo de limão no final. Quem preferir pode também acrescentar o gengibre. Além de delicioso, rico em inúmeros nutrientes, este sumo beneficia o Sangue, sobretudo pela presença da Beterraba - alimento de eleição no que toca ao Sangue e como tal, muito a recomendo às mulheres em geral e em casos de anemia. |
Strogonoff de seitan, cogumelos e cajuQuando iniciei uma alimentação mais saudável, há largos anos atrás, tive dificuldade inicialmente em encontrar receitas que me inspirassem e deliciassem. Uma das ideias que tive foi reproduzir os pratos que faria antigamente, mas com novos ingredientes. E assim fiz.
Este Strogonoff leva seitan em vez de carne. Cortei em tiras o seitan e cozinhei no wok com um fio de azeite, alho picado, sal, curcuma e pimenta. Juntei os cogumelos shiitake também cortados às tiras, as natas (de soja ou de aveia) e apenas nos últimos minutos juntei os cajus (crus e sem sal). Acompanhei com quinoa e com uma salada fresca de espinafres, tomate cherry e várias sementes. No final, polvilhei tudo com sementes de sésamo pretas e brancas ao servir. |
IngredientesAbóbora cortada em cubos, Cogumelos Shiitake laminados, Agrião fresco, Mix de sementes (abóbora, girassol, sésamo, etc), Azeite e Molho de soja.
|
PreparaçãoLevar ao Wok a abóbora em azeite e saltear. Juntar molho de soja e saltear +10'. Juntar os cogumelos, reforçar molho de soja e envolver bem.
|
ApresentaçãoServir o preparado já cozinhado no prato. Juntar (em cima) o agrião fresco e o mix de sementes. Versátil, pode servir como entrada ou prato principal.
|
Bolonhesa de legumes, cogumelos e soja
|