A Alimentação é um tema muito abrangente e complexo, no entanto tão importante e fascinante. A importância de uma correta alimentação influencia todo o nosso Ser - quer ao nível do desempenho físico ou intelectual, quer emocionalmente e claro, energeticamente.
Existem inúmeras vertentes de nutrição, que estudam diferentes aspectos dos alimentos, com diferentes abordagens e teorias. Ao nível da Medicina Chinesa, observamos e temos em consideração detalhes e conceitos muito próprios, inerentes ao estudo milenar desta Medicina sobre a saúde do Ser Humano, que no geral, não são do conhecimento de outras áreas.
A Dietética Chinesa (ou Alimentação Energética) diz assim respeito aos efeitos que os alimentos têm no nosso corpo e nos nossos órgãos. Conceitos como as propriedades do alimento, o sabor, a temperatura e o tropismo estão presentes no aconselhamento dietético neste âmbito. Neste caso é tido em consideração que os alimentos têm valor medicinal e terapêutico.
O conceito da Temperatura é exemplo da forma como a Dietética Chinesa estuda a alimentação. Por temperatura neste caso, entenda-se o efeito no organismo (frio ou quente) que determinado alimento terá ao ser ingerido, sobretudo se em exagero. A título de exemplo, uma pessoa que apresente muitos sintomas de calor (cara e língua vermelha, obstipação, dor e ardor no estômago, sede e muita fome, ansiedade, agitação, insónia, etc), deve evitar os alimentos de natureza quente, bem como a forma de cozedura dos alimentos que está sujeita a mais calor como sendo os assados e churrascos. Actualmente a maioria das pessoas tem uma dieta imprópria e pouco saudável, o que contribui para a ocorrência e desenvolvimento de inúmeras desordens e doenças. A alimentação é fonte de energia e deve ser equilibrada, variada, na qualidade e quantidade certa, adequada a cada pessoa segundo o seu padrão clínico.
Para o Especialista de Medicina Chinesa, o alimento é também um remédio. A escolha dos alimentos regulares na nossa dieta diária, pode beneficiar ou prejudicar a nossa saúde. Acresce ainda que determinados alimentos, mesmo sendo excelentes alimentos, poderão não ser benéficos para determinada pessoa, face ao seu padrão clínico e energético. Tudo isto deve ser avaliado consoante a sintomatologia em causa.
"Que o seu remédio seja o seu alimento e que o seu alimento seja o seu remédio"
Espreite as minhas receitas e outras dicas saudáveis, clicando no botão seguinte. Aqui encontrará receitas simples, rápidas, nutritivas e deliciosas. Ideias e sugestões várias para pequenos almoços, snacks e lanches, entradas e pratos principais e sobremesas, além de dicas sobre determinados alimentos importantes de incluir na dietética diária regular.
As informações contidas neste site não substituem os cuidados médicos habituais, incluindo os meios de diagnóstico e respectivos pareceres médicos e de especialidade.
A Medicina Tradicional Chinesa é uma Terapia Não Convencional, devidamente reconhecida e legislada em Portugal, sendo uma Medicina Complementar e não Alternativa.
Ana Sofia Rodrigues é detentora da Cédula Profissional de MTC C-006850